Felipe Massa
/24 Comentários/em The Racing Track /por Rebeca PinheiroFicha técnica
Nome completo: Felipe Massa
Data de nascimento: 25 de abril de 1981
Local de nascimento: São Paulo, São Paulo, Brasil
Altura: 1,66 m
Peso: 59 kg
Signo: Touro
Religião: Católico
Estreia na Fórmula 1: Grande Prêmio da Austrália de 2002 (20 anos)
País: Brasil
Biografia
Felipe Massa nasceu no dia 25 de abril de 1981, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. Ele vem de uma família rica de empresários. Seu bisavô, José Massa, um empresário italiano nascido em Cerignola, na província de Foggia, fundou em 1945, no Brasil, a CAIO, empresa que fabrica carrocerias e bancos de ônibus. Comandada pelo grupo Induscar desde 2001, a CAIO é responsável por 80% da frota de ônibus de todo o Brasil. Felipe é filho do empresário Luís Antônio Massa, conhecido como Titônio, neto de José, e de Ana Elena Massa. Tem dois irmãos, Eduardo e Fernanda.
Felipe Massa em sua infância. Diria que essa foto foi tirada em Botucatu. (Foto: Blog F1 Comédia) [1]
Massa viveu boa parte de sua infância em São Paulo. Foi aluno do Colégio Campos Salles, onde teve aulas com o professor Paulo Batista Agante (a quem agradecemos a visita e o comentário no The Racing Track). Frequentou o Liceu Anglo da 6ª série até o 2º ano do Ensino Médio em Botucatu, cidade próspera do interior do estado de São Paulo, para onde sua família se mudou. Esta cidade abriga o parque industrial da CAIO até hoje. Felipe herdou o amor por automobilismo de seu pai, que lhe presenteou com uma motinho de 50 cc quando o filho tinha 6 anos. Quase três anos depois, em 1990, começou a competir no kart, terminando seu primeiro ano no quarto lugar.
Felipe em seu kart nº 20. Desde cedo, ele se revelou um verdadeiro talento. (Foto: Site oficial de Felipe Massa) [2]
Em 1998, Massa ingressou na Fórmula Chevrolet com a equipe Draco Júnior e foi o quinto colocado na competição. No ano seguinte, foi campeão da categoria, vencendo 3 das 10 corridas. Em 2000, quando passou a viver na Europa, estreou na Fórmula Renault com a equipe Cram Competition. Felipe concorreu nas edições italiana e europeia simultaneamente, e conquistou ambos os títulos. O grande sucesso na Fórmula Renault chamou a atenção da equipe Draco Racing, que o contratou para competir na Fórmula 3000 Europeia (também conhecida como Auto GP) em 2001. Seus resultados foram impressionantes: 6 vitórias e 6 pole positions em 8 corridas, que o fizeram campeão com 60 pontos (28 a mais que Thomas Biagi, segundo colocado). Foi convidado para participar do European Super Touring Championship no mesmo ano e somou 71 pontos (ficando no 23º lugar). Convencida das habilidades do jovem piloto, a equipe Sauber o convidou para testes em setembro e outubro e contratou Massa para ocupar a vaga de segundo piloto na Fórmula 1. Felipe também assinou um contrato de 8 anos com a Ferrari e tornou-se o primeiro jovem piloto da equipe.
Massa na Fórmula 3000 Europeia de 2001, sua última etapa antes da Fórmula 1. (Foto: Grand Prix Wiki) [3]
O brasileiro estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Austrália de 2002, aos 20 anos. Contrastando com seu domínio nas competições anteriores, a corrida não foi tão boa para Felipe: largou em nono lugar, mas tanto ele quanto seu companheiro de equipe, o alemão Nick Heidfeld, sofreram colisões que os forçaram a abandonar a prova. A segunda corrida, na Malásia, foi animadora: largando em 14º, Massa conquistou seu primeiro ponto ao cruzar a linha de chegada em 6º, uma posição atrás de Heidfeld. Nas etapas seguintes, Felipe cometeu muitos erros, o que é comum para um estreante na Fórmula 1. Das 14 corridas que participou, pontuou apenas em duas (Espanha e Europa) e teve sete abandonos. No GP da Itália, Massa e o espanhol Pedro de la Rosa colidiram na chicane Ascari e o brasileiro foi suspenso do GP dos Estados Unidos. Foi substituído pelo alemão Heinz-Harald Frentzen não somente na corrida, como também na vaga de piloto titular da Sauber no ano seguinte. Terminando 2002 no 13º lugar, com 4 pontos, Felipe trabalhou como piloto de testes da Ferrari em 2003, quando teve a oportunidade de se aproximar da dupla da escuderia italiana na Fórmula 1: Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Segundo o próprio Massa, ambos foram mentores de sua carreira.
Michael Schumacher é considerado o mentor de Felipe na Fórmula 1. (Foto: AFP) [4]
Nota: Este artigo no momento está incompleto. Em breve, publicarei o resto da biografia, além de fotos e curiosidades.
Fontes
- http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula12007/interna/0,,OI1881987-EI8276,00.html
- https://www.terra.com.br/istoegente/116/reportagem/felipe_massa.htm
- https://onibusparaibanos.com/2014/10/12/a-verdadeira-historia-entre-caio-e/
- http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA1323710-1311,00-MASSA+PROVAS+DE+KART+ANTES+DA+ESCOLA.html
Fotos:
Obs.: Nenhuma das fotos inseridas neste artigo pertence a mim. Este site possui fins informativos, não comerciais. Abaixo estão indicados os links de onde tirei as fotos. Todos os direitos reservados.
- [1] http://f1-comedia.blogspot.com.br/2012/09/pilotos-quando-eram-criancas.html
- [2] http://felipemassa.com.br/biografia/#225
- [3] http://f1history.wikia.com/wiki/File:Felipe_massa_formula_3000.jpg
- [4] Retirada de: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/felipe-massa-visita-schumacher-e-se-diz-otimista-ja-apresenta-reacoes/
Curiosidades
- Felipe é a versão portuguesa e espanhola do nome grego Philippos, que significa “amigo dos cavalos”. O sobrenome Massa é muito comum entre os brasileiros descendentes de italianos, mas não encontrei seu significado. Só tenho a informação que é um nome com origem nobre.
“Amigo dos cavalos”: faz sentido, afinal Felipe foi um dos pilotos que mais se dedicou à Ferrari. [1]
Fontes
- https://www.behindthename.com/name/felipe (Inglês)
- https://www.behindthename.com/name/philip (Inglês)
- https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/felipe/
- https://www.heraldrysinstitute.com/lang/pt/cognomi/idc/13004 (Italiano)
Fotos
Obs.: Nenhuma das fotos inseridas neste artigo pertence a mim. Este site possui fins informativos, não comerciais. Abaixo estão indicados os links de onde tirei as fotos. Todos os direitos reservados.
- [1] Montagem feita a partir da foto encontrada em: http://www.seriouswheels.com/2008/def/2008-Ferrari-F2008-Felipe-Massa-1280×960.htm (Inglês)
Piloto muito esforçado que representou muito bem o Brasil apesar das dificuldades.
Obrigada pelo comentário, Geovana. Realmente, esse foi um guerreiro. Mais para frente vou postar o resto da história dele. Continue com a gente.
Poderia ter dado um carro bom para ele. Ele merecia!
Pois é, um piloto com tanto potencial merecia algo melhor. Mas não é tarde para o Felipe, ele fez história na F1 e vai continuar fazendo no que ele entrar. Obrigada pelo comentário, Cleusa. Em breve tem mais coisa do Massa.
Piloto que merecia algo melhor!
Pois é, né? Mas o Felipe teve uma carreira emocionante. E isso ninguém tira dele. Obrigada pelo comentário. Em breve eu vou colocar mais sobre ele.
Além de lindo hiper competente!! adorei a ficha técnica faça mais
Obrigada, Paulinha! Eu comecei agora rsrsrsrs. Vou publicar mais, com certeza! Continue com a gente, que vem mais do Massa por aqui.
Excelente piloto
Realmente, Sandra! Grande Massa!
Grande piloto Brasileiro. Show de bola.
Verdade! Esse representou!
Adoro o Felipe Massa, ótimo piloto. Fui vê-lo no autódromo de Interlagos no ano passado. Adorei.
Puxa! Que sorte! Deve ter sido uma ótima experiência! Continue ligada no The Racing Track, que tem mais do Felipe por vir.
Felipe Massa foi um grande político e, apesar de nunca ter conseguido um título mundial, alcançou grandes vitórias e fez parte de um time seleto de pilotos de automobilismo.
Verdade! Não é nada fácil conseguir os feitos do Felipe. Obrigada pelo comentário. Em breve publicarei o artigo inteiro sobre o Felipe Massa.
Grande esportista que conseguiu brilhantemente um vice-campeonato. Um brasileiro lutador.
Com toda certeza!
Embora não esteja a altura do Senna, reconhecemos o seu esforço. Na atualidade parece que o herdeiro do Senna é o Max Emilian Verstappen, até a cara desse holandês é igual ao do brasileiro Senna.
Concordo, Adilson. Massa foi muito esforçado. Agora o Max realmente tem o perfil do Senna: a habilidade, o jeito, o talento, e até a cara parecida. Obrigada pelo comentário, visite o artigo do Max também.
Piloto quer representou o Brasil com toda a força e talento. Conseguiu deixar sua marca e nunca será esquecido.
Realmente! Fez sua parte e deixou sua história no esporte! Valeu, Kleber! Visite nossos outros artigos.
Oi
Rebeca tudo bem?
Fico feliz em saber novidades do Felipe Massa, pois ele foi meu aluno no Colégio Campos Salles à muito tempo atras.
Sempre que posso acompanho noticias sobre ele. Pena que o mesmo não esteja mais na fórmula 1.
Acho que é só… até breve.
Abraços.
Paulo Agante
Muito obrigada pelo comentário, professor Paulo! É um prazer conversar com alguém que conheceu o Felipe Massa pessoalmente. Estou trabalhando na biografia dele e em breve postarei tudo. Obrigada pela informação. Visite nossos outros artigos também.